Et voilá, je suis a Paris!

Por Andreia Leite a quarta-feira, outubro 13, 2010


Enquanto espero pela Aga e pela Marie no ponto-de-encontro, observo a rua e 20 min depois, percebo que realmente a passadeira para os peões não é entendida como tal: para os condutores parisiences é como se houvesse um sinal a dizer-lhes "Vamos ver quem passa primeiro..." Porque os carros NÃO param! É uma autentica corrida com diferentes pontos de partida e de chegada, em todas as direcções. Ponto em comum? Todos querem passar primeiro! É de loucos!

Elas chegam e lá vamos nós respirar a fragância de Paris!

Em busca da Torre Eiffel (conseguíamos ver o topo ainda há pouco) perdemos o rumo e vamos dar ao Arco do Triunfo: outra rotunda de doidos!
- Mas como é que as pessoas atravessam-na?!?!
- Ahhh, alii, temos que descer aquelas escadas que nos levam para o Arco como uma passagem subterrânea!

Uns minutinhos depois e já estamos a subir as 284 escadas em espiral. A nossa respiração está ofegante, e as piadas delas não me deixam parar de rir! Chegámos a um patamar, histórias, bla bla bla, mais um túnel com escadas e uma luz ao fundo cada vez mais perto, mais perto, último degrau, o vento a acertar-me em cheio na cara e uauuuu! Que vista soberba sobre Paris!



Realmente não há nada como chegar a uma cidade e subir a uma torre para ter uma ideia panorâmica de onde fica o quê: Avenida dos Campos Elysees mesmo aos nossos pés, o Louvre ao fundo da Avenida, a Torre Eiffel ali, Basilica de Sacre-Coeur acolá, o topo da Igreja de Notre-Dame, o Panteão, os destacados edificios de La Défense... um e outro jardim nos grandes terraços e um sem fim de prédios e torres que elegantemente ousam subir mais alto.

Descendo a Avenida dos Campos Elysees, também ela caótica, as pessoas caminham a passos largos em todas as direcções. As bicicletas cruzam-se à minha frente. Ups, por pouco não entorno o café de um senhor que sai quase a correr de uma cafetaria, "ôh pardon!"

As pessoas em geral vestem-se bem: eles tipicos homens de negócios, elas parecem acabadas de sair da passerele, com cabelos bem apanhados a fingir estarem despenteadas.

Esta avenida está repleta de lojas carissimas, hoteis, restaurantes e pequenas cafetarias a abarrotar de gente. Chegamos ao fim da avenida, atravessamos a praça La Concorde e dirigimo-nos ao Museu do Louvre!

Ahhh! As famosas pirâmides! Confesso-vos que eu sempre quis abraçar as pirâmides!

Bem, vamos entrar! Apesar de Paris ser uma cidade cara, visitá-la tem a sua vantagem pois a maior parte dos monumentos, museus e torres são grátis para menores de 25 anos.
Entramos numa das pirâmides de vidro, descemos as escadas e vamos dar ao átrio do museu completamente iluminado pela luz que incide através da pirâmide acima da nossa cabeça. Uauu! Agarramos num mapa, e lá vamos nós por esses corredores tipo labirinto.

2h depois já vi a Monalisa (uma autêntica pequena lady), o quadro gigante da Coroação de Napoleão, que demorou aproximadamente 2 anos a ser pintado por Louis David, uma múmia, sarcófagos, jóias e muito, muito mais.

São agora 19h, hora de apanhar o metro. Hora de ponta! O metro em Paris tem 15 linhas com metros em hora de ponta de 2 em 2 minutos e estão SEMPRE CHEIOS! Agarro-me onde posso, aconchego.me neste aperto, sinto-me sardinha enlatada. As outras sardinhas nesta lata são pessoas de negócios, engravatados e de fato, e não cheiram a transpiração, muito pelo contrário, misturam-se pergumes.

- Excuse moi... ah pardon, excuse moi! Uffa, conseguimos sair da lata, a noite já se está a apoderar das ruas e a sensação de um roedor na barriga empurra-nos para dentro de um pequeno restaurante, com decoração vintage em tons pastel, muito acolhedor! A ementa apresenta-se com uma lista imensa de crepes doces e salgados...

"Ahhh dificil escolher"

Fazemos finalmente o pedido, põe-se a conversa em dia,como é bom rever amigos de Erasmus, e uns minutos mais tarde chegam à mesa cheiros misturados a queijo derretido com uma variedade de ingredientes apetitosos embrulhados naquela massa tão fina e fofinha, que nos fazem salivar. E para terminar este dia em grande, nada como um crêpe au chocolat!

Bonne apetit mes amis!

0 Comentários:

Enviar um comentário

 

O Mundo nas Minhas Mãos Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos