Islândia - Nadar entre placas Tectónicas

Por Andreia Leite a sexta-feira, julho 19, 2013

Oiii!!!
Aqui estamos nós no Parque Nacional de Thingvellir outra fez. Mas desta fez viemos com a Equipa de Scuba Iceland para mergulhar no lago, mais precisamente na fenda de Silfra. A água chega aqui depois de percorrer 50km por entre campos de lava, um processo que demora decadas. Por isso a água do lago tem uma temperatura de 2 a 3ºC durante todo o ano, não importa o tempo ou a estação, e é tão limpida e cristalina, sendo famosa entre os mergulhadores por ter uma visibilidade de mais de 100 metros! 

Então nós somos um grupo de 6, 4 vão fazer snorkel e 2 vão fazer mergulho, eu estou no primeiro grupo. Toca a perparar-mo-nos e vestir o fato seco, que consiste num complexo procedimento que involve várias camadas e um capuz muito apertado, é mesmo claustrofóbico vestir o capuz!! 

Luvas, máscara e estamos prontos!! 
O sitio para entrar na água
O Lago onde exploramos

Já na água, é engraçada a sensação de sentir a água gelada mas o nosso corpo está seco... bem, excepto a cara e as mãos, as luvas não são à prova de água. 

E com a máscara de snorkel pronta aqui vamos nós... cabeças na água, concentração na respiração (eu tenho tendência a hiperventilar). 

O que os meus olhos veêm é incrível!  Uma mistura de rochas azuis e verdes. Esta primeira parte tem cerca de 20 metros de profundidade. O nosso guia explica-nos que estamos precisamente entre as placas tectónicas da América do Norte e da Eurásia. O afastamento gradual entre as duas placas afastam-nas cerca de 2 cm por ano. Esta fenda divide o oceano Atlântico em dois, de um polo ao outro praticamente, mas não é visível nas profundidades do oceano como o é na Islândia, aqui neste lago.

E agora passamos uma parte não tão funda!
A paisagem entretanto muda, e agora deparamo-nos com umas algas verde fluorescentes....
...e a última parte deste passeio pelo lago é assim: 
No final, eu já não consigo sentir as minhas mãos! 
Mas foi uma experiência incrível e única!!! ADOREI! 

A minha amiga Verena fez mergulho, aqui estão umas fotos dela ;)
Muito Obrigada aos nossos guias, Nena e Wouter, foram 5 estrelas! 

E para quem quiser saber mais, espreitem o website desta equipa: 


0 Comentários:

Enviar um comentário

 

O Mundo nas Minhas Mãos Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos