Caminho de Laugavegur (Islândia) 1º dia

Por Andreia Leite a domingo, julho 14, 2013


8h00 - está na hora de apanhar o autocarro de 4 horas para Landmannalaugar.
Quanto mais nos afastamos de Reiquiavique, mais selvagem é a paisagem: estamos rodeados de lava e mais lava por quilómetros. Mas a paisagem é indescritível, e o caminho está repleto de caminhos aos altos e baixos pelas montanhas.





Já perto do fim da viagem, o condutor faz uma pequena paragem para que nós possamos sair do autocarro e tirar umas fotografias do topo da montanha, de onde podemos ver um grande lago e mais montanhas. 




10 minutos depois, chegamos a Landmannalaugar: o ponto de partida para 4 dias de caminhada, temos 55km pela frente!


Eu tenho que admitir, estou um pouco nervosa agora que estamos aqui, prestes a caminhar no meio do nada durante 4 dias! Foi-nos dito que não vamos ter rede na maior parte do caminho, não há electicidade para recarregar telemóveis ou cameras. Nós tivemos que comprar de antemão toda a comida que vamos precisar durante os próximos 4 dias, pois não há lojas pelo caminho. Tivemos que trazer roupa que dê para neve e sol, vento e chuva, pois esperamos temperaturas que vão desde os 15ºC até -10ºC. Reservámos antecipadamente as cabanas de madeira que dão apoio aos caminhantes, portanto vamos ficar 3 noites nas cabanas, mas uma noite temos que acampar.... por isso trazemos tenda e saco-cama!
E temos que carregar tudo isto às nossas costas, a minha mala pesa aproximadamente uns 13-14kg. 

Eu e a Verena procuramos os sinais que indicam o principio da trilha, olhamos uma para a outra, 3, 2, 1, aqui vamos nós! Aaaaahh!! 

E começamos a subir . . . depois de 10 minutes já nos doiem as costas! hahaha isto vai ser interessante! 


Mas a paisagem é mesmo linda! 

1 hora mais tarde, a maior parte passada a subir, fazemos uma pausa para almoçar. Já são quase 14h00 e, bem, estamos cansadas! 
15 minutos mais tarde, estamos de volta ao caminho! Passamos uma parte que é sempre a subir, e o terreno torna-se muito inclinado! Eu tenho curiosidade para olhar para trás e ver o quanto é que já subimos, mas tenho que me concentrar em não perder o balanço, e tem partes que tenho mesmo que colocar as minhas mãos no chão, inclinando-me para a frente, quase a gatinhar para que o peso da mala não me puxe para trás!
Lá em cima, a vista é uaaau!
O tempo muda, o sol esconde-se, as nuvens tornam tudo mais cinzento.
Depois de mais uma pequena pausa, caminhamos por mais de uma hora em partes de neve e lava... e esta paisagem parece que nunca mais acaba. . . 


5 horas desde que iniciámos a caminhada, finalmente avistamos a cabana de madeira!!!!! A nossa estadia para a noite!








Algumas pessoas montam as tendas à volta da casa, há neve em todo o lado e está mesmo mesmo frio! Nós estamos super entusiasmadas não só com o facto de termos finalmente chegado à cabana, mas também por termos conseguido um vaga, porque lá dentro está mesmo quentinho e acolhedor. 

Para entrar passamos primeiro por uma divisão onde temos que deixar os sapatos e os casacos molhados, só depois podemos entrar! Fazemos o check-in, assinamos a lista de segurança e procuramos os nossos colchões no 1º andar da casa.

Na cozinha, enquanto fazemos massa com molho pesto para o nosso jantar, conhecemos um simpático Islandês - o guia turístico de um grupo francês! Ele é responsável por conduzir uma carrinha que transporta as malas do grupo francês entre as várias cabanas e carrega também a comida que depois ele tem que preparar para o grupo todas as noites. A conversa flui e ele recomenda-nos uma pequena caminhada de 20 minutes a subir ao topo de uma montanha aqui perto.. mais 15 minutos para descer para fazer depois de jantar!!! Mas ele diz que a paisagem vale a pena se tivermos sorte com o tempo. 

Então nós decidimos arriscar e subir a montanha. Desta vez não temos que levar as malas, tudo parece mais fácil, e de repente estamos cheias de energia novamente!



E quando ehgamos ao topo, esta é a fantástica vista que temos!!! Eu não sei o que vocês acham, mas eu ADORO as cores das montanhas!!!!







Satisfeitas com a caminhada, voltamos para a cabana... vestimos o pijama, são 22h00, ainda super claro lá fora, mas nós estamos mesmo cansadas!
Quando o meu corpo encosta no colchão, eu sinto todos os músculos a dizerem boa noite, e aí a minha mente segue-lhes o exemplo... 


0 Comentários:

Enviar um comentário

 

O Mundo nas Minhas Mãos Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos