Reykjavik, Islândia

Por Andreia Leite a sexta-feira, julho 12, 2013

23h30, aterrámos em Reykjavik, a capital da Islândia! 
A Verena viajou desde a Holanda até Londres e apanhámos o mesmo avião, por enquanto ainda não temos planos do que vamos fazer e temos apenas 2 noites reservadas num Hostel. 

No aeroporto há várias companhias que fornecem transporte até ao centro da cidade, os preços rondam os 2400ISK (não faço ideia de quanto isto fica em euros…). Econtrámos um bilhete de volta por 4000ISK e lá vamos nós para o autocarro. Para nossa surpresa eles perguntam-nos em que hostel vamos ficar, e vão-nos deixar mesmo à porta! 

Já passa da 1 da manhã quando fazemos check-in! A noite está tão clara lá fora, que nem parece tão tarde assim. O pôr-do-sol foi às 23h45 e o senhor do Hostel diz-nos que "isto é provavelmente o mais escuro que ficará!" wow! É como se não houvesse noite! 

De manhã aprontamo-nos para começar a aventura! O que fazer?! Onde ir? Enquanto relaxamos na cozinha comunitária do hostel falamos com outros viajantes: alguns já estão cá há 2 semanas, outros como nós acabaram de chegar. Todos perguntam o que temos planeado, dam-nos dicas e partilham experiências. À conversa estão também os 3 rapazes da Holanda (que carinhosamente passámos a chamar Dutchies): eles vão hoje alugar um carro e amanhã vão fazer o Golden Circle. O Golden Circle é um percurso famoso na Islândia e é muito mais facil visitar de carro. A Verena faz-se descaradamente de convidada para nós partilharmos o carro com os Dutchies... ou eles connosco. A principio os rapazes parecem um pouco relutanctes , mas no final aceitam a nossa proposta, e em menos de nada temos planos para amanhã! Para hoje, parece-nos sensato conhecer Reykjavik!!

Reykjavik é a primeira capital que visito na Europa que não tem os prédios construídos colados uns aos outros. Tem imensos espaços verdes e árvores entre as casas. A maior parte das casas têm linhas rectas e são de apenas 2 - 3 andares. Os prédios coloridos dá à cidade um ar simples e divertido! 

Paramos para tirar umas fotografias à Igreja de Hallgrímur, o edificio mais alto da cidade, com 74 metros, o equivalente a 9 andares. Foi inaugurada em 1986 e desenhada para imitar o movimento da lava de um vulcão. Pagamos 700 ISK para subir ao topo e deparamo-nos com esta vista  maravilhosa sobre a cidade:



O tempo aqui muda a cada 5 minutos, inclusivamente encontramos lojas com t-shirts que dizem: "Na Islândia, se não gostas do tempo, verifica outra vez em 5 minutos." E ora faz chuva e frio, ora faz calor! Bem, calor tipo 12ºC, e estamos em pleno verão!


A principal rua de Reykjavik chama-se Laugavegur: com muitas lojas e restaurantes. As roupas expostas nas montras demonstram um estilo muito artístico e isso nota-se principalmente na forma de vestir das mulheres Islandesas. :)

Entre museus e compras, não há muito que visitar na cidade. Ah! Mas é claro, as piscinas públicas de água quente… bastante famosas entre os islandeses. Foi-nos altamente recomendado mas ainda não foi desta que experimentámos. 

Mais à tardinha paramos num bar chamado Kaldi Bar com happy hour até às 19h : 2 bebidas pelo preço de uma, 1000 ISK = 6€. Quando o bar termina a happy hour, as pessoas começam a ir para casa ou restaurantes e o bar fica praticamente vazio! O nosso amigo Islandês diz-nos que as pessoas vão voltar para os bares depois da meia noite: quando Reykjavik sai à rua e mostra a verdadeira essência da festa, mas apenas às sextas e sábados!! 

Mas nós, bem nós vamos para o hostel descansar… amanhã espera-nos um grande dia: uma mini road-trip pelo Golden Circle!

Boa noite! 

0 Comentários:

Enviar um comentário

 

O Mundo nas Minhas Mãos Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos